Cada característica é expressa por um conjunto de dois genes (alelos para a mesma característica). Ao conjunto de genes chama-se genótipo e a característica por ele expressa denomina-se fenótipo.
Existem vários modos de transmissão de características. Numa situação de dominância e recessivivdade, existe um gene que domina sobre o outro, sendo este representado por uma letra maiuscula(A), enquanto que o recessivo se faz representar por uma minuscula(a). Assim, quando são transmitidos dois genes diferentes para a mesma característica(Aa), aquele que se vai manisfestar no fenótipo é o dominante(A). Deste modo, o recessivo só se manifesta quando o indivíduo é homozigótico, ou seja, quando apresenta um genótipo aa.
Um dos outros modos de transmissão de características é a dominância incompleta. Nestas situações não exite nenhum alelo que domine sobre o outro. Em vez disso, os alelos diferentes interagem entre si, dando origem a um terceiro fenótipo. Este fenótipo apresenta características intermédias comuns aos dois alelos.
Nos casos de co-dominância, quando em conjunto, ambos os alelos são expressos, dando origem a um fenótipo com características dos dois alelos.
Existem características em que existem mais de três alelos diferentes, quando isto acontece estamos perante uma situação de alelos múltiplos. Estes alelos relacionam-se entre si de acordo com uma escala de dominância, em que uns dominam sobre os outros. Nestas situações existem vários fenótipos possíveis.
Por último existe ainda a poligenia. Neste modo de transmissão, vários alelos do mesmo cromossoma ou de cromossomas diferentes determinam a mesma característica. O número de alelos dominates e recessivos determina o fenótipo.
sábado, 29 de maio de 2010
Modos de tranmissão de características
Etiquetas:
alelos,
alelos múltiplos,
co-dominância,
dominancia,
dominância incompleta,
poligenia,
recessividade,
transmissão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário