sábado, 30 de janeiro de 2010

A importância da genética e o seu contributo na actualidade



A genética é o ramo da biologia que estuda a forma de transmissão de características bio-fisiológicas ao longo das gerações.

Como sabemos, nas últimas décadas temos assistido a um grande avanço científico e tecnológico na área da genética que tem, por isso mesmo, conquistado um lugar de destaque entre as várias disciplinas científicas. Assim, este ramo torna-se cada vez mais importante na sociedade actual, uma vez que origina melhorias a vários níveis e possibilita uma intervenção em várias áreas.


A nível da saúde, a produção de substâncias a partir de ADN recombinante implantado em organismos hospedeiros permite a não utilização dessas mesmas substâncias de origem animal. Um dos casos em que esta situação se tornou mais útil, foi o da insulina administrada a insulino-dependentes que, antes de ser produzida geneticamente, era de origem suína, originando, por este motivo, alguma incompatibilidade e alergias nos doentes.


O diagnóstico genético é também uma técnica bastante importante, uma vez que possibilita a detecção de doenças genéticas antes de estas se manifestarem, permitindo assim o seu eventual tratamento e organização da vida do doente.


Na área da indústria alimentar, a produção de organismos geneticamente modificados possibilita, como todos sabemos, uma produção em maior escala e de forma mais rentável a nível económico, permitindo ainda a produção de alimentos com características seleccionadas.


A nível ambiental assistimos também a grandes avanços, já que a engenharia genética permite a alteração de alguns compostos, de que é exemplo o plástico, de forma a diminuir o seu impacto ambiental. Tornou-se também possível a produção de bactérias geneticamente modificadas que degradam as principais substâncias poluentes da atmosfera, contribuindo assim de forma directa para uma diminuição da poluição da mesma.










3 comentários:

  1. Esses dados me ajudaram muito...
    Obrigada!

    (E, aliás, adorei o Blog)

    ResponderEliminar
  2. Minha professora de Biologia me pediu para criar uma redação falando sobre a importância da genética e tenho quase certeza de que fui um desastre. Mas, como de costume, ao chegar em casa, conferindo coisas sobre minhas respostas, achei este blog, que também me deu uma luz, pois não tinha a menor ideia da importância da genética, além do fato de podermos entender, por exemplo, hereditariedade através da mesma.

    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. valeu ai me ajudou muito com minha redação obrigado obrigado

    ResponderEliminar